Robótica na educação
Robôs de todos os tipos têm sido fabricados e comercializados há bastante tempo para aplicações industriais. É o caso, por exemplo, dos braços robóticos utilizados na indústria automobilística. Somente nos últimos anos, a tecnologia robótica está sendo aplicada no desenvolvimento de robôs para outras finalidades. Dentre as áreas de robótica, os robôs móveis de pequeno porte são os que possui mercados em franca expansão. Segundo previsões do World Robotic Report 2005, da International Federation of Robotics (IFR), o mercado nos próximos anos terá um crescimento de cerca de 21,31% a.a. Dentre eles, os robôs móveis inteligentes para área de educação e edutainment têm obtido destaque junto as empresas que buscam oferecer novos produtos e serviços.
Aplicação econômica
Diante de uma relevância sócio-econômica, muitos estrategistas na área de tecnologia e inovação identificam a robótica móvel inteligente como a indústria mais revolucionária e promissora para os próximos anos. Os heróis tecnológicos em breve serão os construtores de robôs. Eles serão a classe de empreendedores que irão substituir Bill Gates e Steve Jobs ou mesmo, Jeff Bezos da Amazon e os fundadores da Google. É o caso do Ph.D. Paul Saffo, presidente do conselho científico da Samsung e professor da Universidade de Stanford (EUA). Além disso, o tema robótica educacional já faz parte do planejamento estratégico de diversas empresas consolidadas, caso da Microsoft que desde 2005 adotou a robótica educacional como um de seus pilares na estratégia de alcançar novos mercados. Além disso, robôs móveis para educação e edutainment têm obtido contínuo destaque sócio-educacional como uma importante ferramenta para ensino técnico e aprimoramento de disciplinas básicas.
Robótica na educação
A robótica educacional é a aplicação da tecnologia na área pedagógica, sendo mais um instrumento que oferece aos alunos e professores, a oportunidade de vivenciar experiências semelhantes às que terão na vida real, dando a estes a chance de solucionar problemas mais do que observar formas de solução. A robótica tem grande potencial como ferramenta interdisciplinar, visto que a construção de um novo mecanismo, ou a solução de um novo problema, frequentemente extrapola a sala de aula. Na tentativa natural de buscar uma solução, o aluno questiona professores de outras disciplinas que podem ajudá-lo a encontrar o caminho mais indicado para a solução do seu problema. A robótica, então, assume o papel de uma ponte que possibilita religar fronteiras anteriormente estabelecidas, agindo como um elemento de coesão dentro do currículo das escolas. As principais vantagens pedagógicas da robótica são: • Desenvolver o raciocínio e a lógica na construção de algoritmos e programas para controle de mecanismos; • Favorecer a interdisciplinaridade, promovendo a integração de conceitos de áreas como: matemática, física, eletricidade, eletrônica e mecânica; • Aprimorar a motricidade por meio da execução de trabalhos manuais; • Permitir testar em um equipamento físico o que aprenderam utilizando na teoria ou em programas “modelo” que simulam o mundo real; • Transformar a aprendizagem em algo positivo, tornando bastante acessível os princípios de Ciência e Tecnologia aos alunos; • Estimular a leitura, a exploração e a investigação; • Preparar o aluno para o trabalho em grupo; • Estimular o hábito do trabalho organizado, uma vez que desenvolve aspectos ligados ao planejamento, execução e avaliação final de projetos; • Ajudar na superação de limitações de comunicação, fazendo com que o aluno verbalize seus conhecimentos e suas experiências e desenvolva sua capacidade de argumentar e contra-argumentar; • Desenvolver concentração, disciplina, responsabilidade, persistência e perseverança; • Estimular a criatividade, tanto no momento de concepção das idéias, como durante o processo de resolução dos problemas; • Tornar o aluno consciente da ciência na sua vida quotidiana; • Desenvolver a auto-suficiência na busca e obtenção de conhecimentos; • Gerar habilidades para investigar e resolver problemas concretos.
O futuro
A robótica educacional, atualmente, é servida por vários produtos de acordo com a faixa etária e do contexto pedagógico que se deseja trabalhar. Existem brinquedos pedagógicos com eletrônica de controle, kits educacionais com foco em alunos do ensino fundamental e ensino médio. Conteúdo didático e competições utilizando kits de montagem robótica e até robôs móveis inteligentes de pequeno porte para o nível técnico e de graduação, que também podem ser aplicados em pesquisas por alunos de pós-graduação. É importante diferenciar os modelos dos kits e as aplicações para não desestimular os alunos e professores, além de transmitir informações equivocadas das possibilidades da tecnologia, como ferramenta de desenvolvimento educacional ao longo do ciclo acadêmico do aluno que vai desde ensino fundamental até a pós-graduação. Existem kits robóticos para crianças e existem kits robóticos para os futuros engenheiros. Cada um tem seu grau de complexidade e usabilidade para estimular os jovens aprendizes.
No Brasil, a demanda por robôs móveis inteligentes encontra-se oprimida devido aos altos custos de importação e posterior customização e manutenção dos produtos estrangeiros. Não são poucas as faculdades e universidades no País que chegaram a adquirir os robôs importados e, posteriormente, não tiveram suporte técnico adequado ou acesso a peças de reposição, ocasionando perda do investimento. Como a área de robótica está em constante evolução, os equipamentos ficam obsoletos rapidamente devido à falta de manutenção, fazendo com que o investimento tenha uma baixa relação custo-benefício. Dessa forma, devido às dificuldades de aquisição e de suporte para robôs móveis estrangeiros, não ocorre a popularização de sistemas robóticos no país.
Considerações finais
É importante comentar que uma educação técnica de qualidade que permita o domínio da tecnologia de construção de sistemas complexos como, por exemplo, robôs móveis inteligentes, são fatores de diferenciação e valor agregado. Se hoje existe uma empresa brasileira que desenvolve, fabrica e comercializa aviões e que gera empregos qualificados, impostos de valor agregado, e divisas para o País; muito se deve a uma quantidade adequada de mão de obra qualificada associada a um forte investimento público inicial, e posteriormente, a gestão da iniciativa privada para tornar o negócio competitivo. Atualmente, no País existem poucas ferramentas para o desenvolvimento e aprimoramento de profissionais com alto-desempenho. Nossos técnicos e engenheiros, enquanto estudantes, não têm acesso para atuar com conteúdo multidisciplinar que, por exemplo, a robótica proporciona. Como contexto estratégico, o aprendizado técnico na área de robótica, pode permitir no médio prazo um diferencial competitivo para o País, pois promove a melhoria do aprendizado de futuros profissionais para trabalhar em projetos com alto valor agregado.
Sobre o autor
Antonio Valerio Netto é doutor em computação pela USP e professor de sistemas robóticas e inteligência computacional da UNICEP. É um entusiasta do uso da robótica para o ensino tecnológico. Foi o fundador da XBot, a primeira empresa de robótica móvel do Brasil focada nas áreas de educação e entretenimento.
Muito esclarecedor esse artigo sobre os objetivos do ensino da robótica na educação brasileira. E leva-nos a refletir sobre esse imenso desafio.