Proposta Pedagógica

A proposta se propõe a resolver duas questões principais que é a diminuição da probabilidade de o aluno abandonar os estudos, pois busca criar novas formas de interação no aprendizado e gera um estímulo para a participação desse aluno nas atividades escolares juntamente com os colegas de classe. Além de focar na diminuição da taxa de repetência dos alunos, pois estimula o interesse e o envolvimento nas disciplinas escolares, pois estas informações são necessárias para o desenvolvimento das atividades.

Também a realização do projeto pode influenciar no aumento do desempenho do aluno em matemática nas provas padronizadas (Prova Brasil, SAEB, SAERJ entre outros), pois promove o aprendizado de resolução de problemas e a prática da matemática, pois são requisitos para a criação das estratégias de jogos utilizados nas competições com os robôs.

A robótica educacional explora as relações entre tecnologia, aprendizagem, cultura e comunidade dando um enfoque novo à educação. A robótica educacional se baseaia em uma metodologia participativa que combina fundamentos do construcionismo (Piaget e Papert) e do interacionismo (Vygotsky). Construcionismo, proposto por Seymour Papert é ao mesmo tempo uma teoria de aprendizagem baseada nos princípios de Jean Piaget (conhecimento é adquirido à medida que se pensa e age sobre o objeto maturação + experiência + transmissão social + equilibração) e uma estratégia de trabalho onde cada um se torna responsável por sua aprendizagem à medida que experimenta e constrói algo.

O interacionismo, proposto por Vygotsky, acredita que o aprendizado se dá pela troca de informações entre as pessoas. A aprendizagem é fundamentalmente uma experiência social, de interação pela linguagem e pela ação. A interação deve propiciar uma comunidade de aprendizagem, de discurso e de prática de tal maneira a produzir significados, compreensão e ação crítica, exercer a aprendizagem de cooperação e de autonomia, assegurar a centralidade do indivíduo na construção do conhecimento e possibilitar resultados de ordem cognitiva, afetiva e de ação. Assim, o interacionismo é exercido na medida em que todos os problemas são analisados, escaneados e resolvidos em grupos e o construcionismo é exercido na medida em que cada elemento do grupo tem responsabilidade por uma parte da solução, da criação surge o desenvolvimento. Cada um tem a responsabilidade pelo seu próprio conhecimento e pelo grupo. Todos devem participar da solução, assim a dúvida de um e a certeza do outro fazem com que o grupo cresça e se desenvolva.

Ao serem realizadas as atividades propostas, o projeto pode promover o desenvolvimento integrado de habilidades, atitudes e conhecimentos, referentes às diversas áreas gerando um aprendizado significativo e eficaz, No processo de realização, os alunos serão levados naturalmente a passar pelas seguintes fases:

                FORMALIZAÇÃO DE IDÉIAS + EXPERIMENTAÇÃO + REFLEXÃO + DEPURAÇÃO

  • Formalização de idéias: a programação dos robôs requer a descrição de uma idéia, em termos de uma linguagem formal e precisa. Essa descrição permite ao aluno explicitar o nível de compreensão que possui sobre os diferentes aspectos envolvidos na resolução de um problema.
  • Experimentação (Testar a idéia): o robô executa fielmente a descrição fornecida, o resultado é fruto somente do que foi solicitado. É uma imagem fiel do pensamento expresso de forma imediata.
  • Refletir sobre a idéia: a partir da análise do resultado, o aluno pode refletir sobre o que foi solicitado ao Robô e aonde se chegou.
  • Depurar uma idéia: se o resultado não corresponde ao que era esperado, o aluno tem que depurar a idéia original por meio de conteúdo ou de estratégia.