Educação

A robótica educativa é uma aplicação da tecnologia na área pedagógica, sendo mais um instrumento que oferece aos participantes, no caso, os alunos, a oportunidade de vivenciar experiências semelhantes às que terão na vida real, dando a estes a chance de solucionar problemas difíceis mais do que observar formas de solução.
A robótica tem grande potencial como ferramenta interdisciplinar, visto que a construção de um novo mecanismo, ou a solução de um novo problema, freqüentemente extrapola a sala de aula. Na tentativa natural de buscar uma solução, o aluno questiona professores de outras disciplinas que podem ajudá-lo a encontrar o caminho mais indicado para a solução do seu problema. A robótica, então, assume o papel de uma ponte que possibilite religar fronteiras anteriormente estabelecidas, agindo como um elemento de coesão dentro do currículo das escolas. As principais vantagens pedagógicas da robótica são:
A robótica educacional favorece a interdisciplinaridade, promovendo a integração de conceitos de áreas como: matemática, física, eletricidade, eletrônica, mecânica e arquitetura.
Entre outras ações a robótica gera habilidades para investigar e resolver problemas concretos. Além de estimular a criatividade, tanto no momento de concepção das idéias, como durante o processo de resolução dos problemas. Também ajuda à superação de limitações de comunicação, fazendo com que o aluno verbalize seus conhecimentos e suas experiências e desenvolva sua capacidade de argumentar e contra-argumentar. É capaz de estimular o hábito do trabalho organizado uma vez que desenvolve aspectos ligados ao planejamento, execução e avaliação final de projetos.