Empresa investe em metodologia educacional para o ensino técnico
Desde o começo do ano, a XBot tem investido no departamento de educação tecnológica com foco na criação de uma metodologia de ensino e material de apoio para serem utilizados com os robôs e as bancadas educacionais fabricadas pela empresa. Inicialmente, o trabalho esta direcionado para o ensino médio técnico e graduação, onde questões da melhoria da curva de aprendizado dos alunos estão semphttps://xbot.com.br/wp-content/uploads/2013/09/flyer_LP1_final.jpgre na pauta das diretorias de ensino das escolas. E para melhorar o processo de transferência do conhecimento faz se necessárias atividades práticas para que os alunos possam aprender corretamente os conteúdos das ementas das disciplinas que estão cursando.
Com este direcionamento, no mês de junho foram disponibilizados para o mercado nacional dois produtos. O primeiro é uma metodologia para ensino de linguagem de programação que tem como objetivo ajudar o professor em sala de aula a permitir que os alunos possam aprender, saindo da abstração e colocando em prática os ensinamentos teóricos por meio de dez planos de aula práticos. Esses planos foram elaborados para o uso do Curumim. Também foi criado um portal educacional (www.portal.xbot.com.br) que faz parte do processo de implantação e acompanhamento da metodologia de ensino no dia-a-dia dos professores. Esta metodologia inicia-se com um curso presencial para os professores para que eles possam praticar os planos de aula e terem maior afinidade com a metodologia proposta.
O segundo produto visa ensinar tópicos de eletrônica digital e para isto conta com a bancada educacional Curumim. Foram formulados sete planos de aula que versam sobre o conteúdo oferecido na disciplina de eletrônica digital de cursos como técnico em mecatrônica e técnico em eletrônica, ambos da rede SENAI.
Para o diretor de Educação e Tecnologia da XBot, Dr. Antonio Valerio Netto, o objetivo é atrair e prender a atenção dos estudantes com um conteúdo prático que também pode ajudar a reduzir o baixo aproveitamento escolar. Isso acontece porque a metodologia proposta busca aumentar a motivação e o engajamento dos alunos, contribuindo para uma aprendizagem mais eficaz. Para Valerio, a metodologia surgiu ao aproveitar as três principais ações que as pessoas estão suscetíveis quando buscam se entreter que são: envolvimento, interação e imersão.
Sigam-nos